sábado, 21 de abril de 2012

ENSAIO

É um texto muito solicitado nas universidades, mas nem sempre é explicado aos alunos. Ensaio é um texto literário breve, entre o poético e o didático, que expõe idéias, criticas reflexões morais e filosóficas a respeito de determinado tema.
É menos formal e mais flexível que o tratado; consiste na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre um tema (humanístico, filosófico, político, social, cultural, moral, comportamental, literário, etc.) sem que se paute em documentos ou provas empíricas ou dedutivas de caráter cientifico.
O ensaio divide-se em:- formal ou discursivo e informal ou comum. No formal, os textos são objetivos, metódicos e estruturados, dirigidos mais a assuntos didáticos, criticas oficiais, etc.,... Já o informal, é mais subjetivo e caprichoso em fantasia, o que o torna menos denso. Um bom ensaio deve nos mostrar uma mente desenvolvendo uma tese, enraizando essa tese nas evidências, antecipando habilmente objeções ou contra argumentos, sustentada o ímpeto da descoberta.