Blog com finalidade pedagógica, desenvolvido para a disciplina de Trabalho Científico e Tecnologias da Informação no Curso de Pedagogia da Faculdade Porto Velho - 2011-2
terça-feira, 25 de outubro de 2011
Resenha
“Os slides postados a seguir foram produzidos para apresentação do trabalho sobre Resenha na disciplina de TCTI.”
sábado, 22 de outubro de 2011
A sociedade dos poetas mortos.
Produção de Peter Weir. EUA: Abril Vídeo, 1989. Filme (128 min.)
Este filme retrata a realidade de uma escola tradicional/internato para meninos, motivo principal pelo qual, seus pais a escolhem, pois eram conservadores e autoritários.
Nesta escola encontram o professor de literatura, Sr. Keating, que utilizava metodologia de ensino contraria a da instituição. Seu jeito diferente e inovador de ensinar envolvem os jovens e desperta curiosidade sobre sua vida. Conhecem, então, a Sociedade dos Poetas Mortos, vivida pelo professor e grupo de amigos da época.
Os alunos motivados pela expressão “Carpe Diem” (Aproveite o dia), formam uma nova a sociedade e passam a se encontrar para ler e recitar poemas.
Neste grupo de alunos encontra-se Neil, apaixonado por artes, mas totalmente ignorado por seus pais (época em que a mãe não tinha opção, senão a omissão) obrigado a estudar para seguir a profissão imposta pelo seu pai. Motivado pela possibilidade de aproveitar cada momento, Neil se apresenta em uma peça teatral, desobedecendo a ordem de seu pai. Ele é retirado da Academia e comunicado que irá para um colégio militar. Descontente, comete suicídio.
A direção da academia acusa o professor Keating de ser o responsável pelo suicídio do rapaz, alegando que seu jeito de ensinar leva os alunos a cometerem rebeldias.
Ao entrar na sua antiga sala, o professor Keating, encontra os alunos cabisbaixos e entristecidos, mas é surpreendido pela manifestação da turma ao subirem na mesa e gritarem: “O capitão! Meu capitão!”.
O filme Sociedade dos Poetas Mortos ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original, além de ter recebido outras três indicações as seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator (Robin Williams). Recebeu ainda, quatro indicações ao Globo de Ouro e ganhou o Cesar de Melhor Filme Estrangeiro.
Esta obra nos mostra a importância do papel do professor perante os alunos, como educador pode estimular a formação de cidadãos críticos, criativos e pensadores. O professor Keating representa o novo “modelo de educador” que com sua ousadia e crítica, apesar de muitas vezes incompreendido promoveu mudanças sentidas no contexto escolar e familiar sentidas nos dias atuais. O filme nos faz refletir sobre nossas escolhas, e que não se deve desistir de nossos objetivos mesmo que sejamos pressionados a isso. É também lição de vida, a qual devemos estar atentos “Carpe Diem” Aproveite o dia, mas com sabedoria.
Fonte de pesquisa:
portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Profa/cat_res.pdf
etrasueg2009.blogspot.com/.../sociedade-dos-poetas-mortos-por-mariana-moraes
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
Carpen Diem!
"Carpe Diem" quer dizer "colha o dia". Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente.
http://www.rubemalves.com.br/carpediem.htm
A resenha
A resenha possibilita compreender a obra do teórico estudado com maior profundidade, tendo assim um papel importante na vida acadêmica. Segundo SEVERINO (2003 p. 131-132):
Resenha ou análise bibliográfica é uma síntese ou um comentário dos livros publicados ou feitos em revistas especializadas de várias áreas da ciência, das artes ou da filosofia. Uma resenha pode ser puramente informativa quando apenas expõe o conteúdo do texto; é crítica quando se manifesta sobre o valor e o alcance do texto. (p. 131-132)
O aluno analisa este conteúdo expondo e construindo comentários sobre o texto estudado. Neste panorama, o procedimento de uma resenha torna-se distinta a de um resumo, pois o resenhista pode expor suas idéias coincidentes ou não com as idéias que o autor apresentou. Para o autor “o comentário é normalmente feito como último momento da resenha, após a exposição do conteúdo. Mas, pode ser distribuído difusamente, junto com os momentos anteriores: expões-se e comenta-se simultaneamente as idéias do autor” (SEVERINO, 2002, p. 132).
A elaboração de uma resenha crítica requer certa madureza intelectual, o domínio de métodos de investigação ou um amplo conhecimento do tema em questão. Pois não se faz crítica sem fundamentação.
A elaboração de uma resenha crítica requer certa madureza intelectual, o domínio de métodos de investigação ou um amplo conhecimento do tema em questão. Pois não se faz crítica sem fundamentação.
Fonte:http://monografias.brasilescola.com/regras-abnt/tipos-trabalhos-academicos-resenha.htm
Assinar:
Postagens (Atom)