A sociedade dos poetas mortos.
Produção de Peter Weir. EUA: Abril Vídeo, 1989. Filme (128 min.)
Este filme retrata a realidade de uma escola tradicional/internato para meninos, motivo principal pelo qual, seus pais a escolhem, pois eram conservadores e autoritários.
Nesta escola encontram o professor de literatura, Sr. Keating, que utilizava metodologia de ensino contraria a da instituição. Seu jeito diferente e inovador de ensinar envolvem os jovens e desperta curiosidade sobre sua vida. Conhecem, então, a Sociedade dos Poetas Mortos, vivida pelo professor e grupo de amigos da época.
Os alunos motivados pela expressão “Carpe Diem” (Aproveite o dia), formam uma nova a sociedade e passam a se encontrar para ler e recitar poemas.
Neste grupo de alunos encontra-se Neil, apaixonado por artes, mas totalmente ignorado por seus pais (época em que a mãe não tinha opção, senão a omissão) obrigado a estudar para seguir a profissão imposta pelo seu pai. Motivado pela possibilidade de aproveitar cada momento, Neil se apresenta em uma peça teatral, desobedecendo a ordem de seu pai. Ele é retirado da Academia e comunicado que irá para um colégio militar. Descontente, comete suicídio.
A direção da academia acusa o professor Keating de ser o responsável pelo suicídio do rapaz, alegando que seu jeito de ensinar leva os alunos a cometerem rebeldias.
Ao entrar na sua antiga sala, o professor Keating, encontra os alunos cabisbaixos e entristecidos, mas é surpreendido pela manifestação da turma ao subirem na mesa e gritarem: “O capitão! Meu capitão!”.
O filme Sociedade dos Poetas Mortos ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original, além de ter recebido outras três indicações as seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator (Robin Williams). Recebeu ainda, quatro indicações ao Globo de Ouro e ganhou o Cesar de Melhor Filme Estrangeiro.
Esta obra nos mostra a importância do papel do professor perante os alunos, como educador pode estimular a formação de cidadãos críticos, criativos e pensadores. O professor Keating representa o novo “modelo de educador” que com sua ousadia e crítica, apesar de muitas vezes incompreendido promoveu mudanças sentidas no contexto escolar e familiar sentidas nos dias atuais. O filme nos faz refletir sobre nossas escolhas, e que não se deve desistir de nossos objetivos mesmo que sejamos pressionados a isso. É também lição de vida, a qual devemos estar atentos “Carpe Diem” Aproveite o dia, mas com sabedoria.
Fonte de pesquisa:
portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Profa/cat_res.pdf
etrasueg2009.blogspot.com/.../sociedade-dos-poetas-mortos-por-mariana-moraes
Parabéns pela psotagem Edilene, continue atualizando seu blog.
ResponderExcluir